Missão: Prestar um serviço de qualidade, garantindo a segurança jurídica nas transações imobiliárias, com eficiência, melhoria dos processos, satisfação dos usuários e o desenvolvimento da equipe.
Visão: Obter o reconhecimento contínuo da sociedade pela excelência no atendimento e na prestação de serviço, ser referência em soluções inovadoras que transformem positivamente a sociedade.
Valores: Ética e Probidade - na condução do serviço;
Comprometimento e Responsabilidade - com a equipe, os usuários, os processos e a sociedade;
Respeito - no relacionamento com as pessoas;
Empatia e Alteridade – com a equipe e com a comunidade;
Transparência - com os usuários e as instituições;
Segurança Jurídica - na prestação do serviço;
Excelência - na qualidade do atendimento e no serviço prestado;
Inovação e Atualidade - nos meios utilizados para a entrega do serviço;
Melhoria Contínua – dos processos e desenvolvimento das pessoas;
Responsabilidade Socioambiental - em ações voltadas à comunidade e na preservação dos recursos naturais.
Políticas Organizacionais
Nossas políticas organizacionais são fundamentais para garantir a ética, transparência e segurança jurídica do 2º Registro de Imóveis. Elas definem um conjunto de diretrizes e normas que orientam o comportamento e as ações dos colaboradores, usuários, fornecedores, entre outros, assegurando que todos estejam alinhados com os objetivos e valores desta serventia.
Política de Compliance/Antissuborno
A Serventia estabelece processos e controles claros para assegurar o cumprimento das obrigações de Compliance e rejeita qualquer prática ilícita ou relacionada ao suborno e à corrupção, seja por parte da gestão, colaboradores, fornecedores, ou qualquer pessoa ou instituição que represente ou atue em nosso nome. Com base nesse princípio de "tolerância zero" e transparência, implementamos esta Política de Compliance e Antissuborno, que se aplica a toda gestão (Titular, Substitutos Coordenadores), colaboradores, usuários, órgãos reguladores, fornecedores e à sociedade, ou seja, a todas as partes interessadas envolvidas nas atividades desta Serventia.
O respeito a esta Política é crucial para a integridade da imagem do 2º Registro de Imóveis de Pelotas-RS, o que implica em uma postura de zero tolerância em relação ao seu descumprimento.
Código de Ética e Conduta
A implementação do Código de Conduta reflete o nosso compromisso em conduzir nossas operações de maneira transparente, profissional, ética e respeitosa. Embasado em nossos valores e nas melhores práticas éticas, o Código estabelece o padrão de conduta que almejamos de nossos colaboradores.
Política de Relacionamento com Fornecedores
O 2º Registro de Imóveis de Pelotas-RS, visando formalizar e esclarecer os padrões de conduta esperados de seus fornecedores e dos profissionais que os selecionam, elaborou a Política de Relacionamento com Fornecedores. A ciência e a observância dessa política são fundamentais para todos os envolvidos.
Política da Qualidade
A presente política tem como objetivo estabelecer diretrizes para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pelo 2º Registro de Imóveis de Pelotas-RS, assim como os procedimentos internos adotados por esta Serventia.
Política de Integridade
A Política de Integridade do 2º Registro de Imóveis de Pelotas-RS reflete o compromisso da Serventia com a ética, transparência e responsabilidade em suas atividades. Esta política visa consolidar um ambiente de integridade, promovendo condutas éticas e a conformidade com as normas legais e regulatórias aplicáveis.
O 2º Registro de Imóveis de Pelotas-RS exerce suas atividades prezando garantir a segurança jurídica nas relações privadas, que envolvam os imóveis pertencentes à sua circunscrição (incluem-se os Municípios de Morro Redondo e Capão do Leão).
O cartório de Registro de Imóveis é o repositário de todas as relações imobiliárias, trazendo os proprietários e os eventuais ônus dos imóveis.
Todas as informações sobre determinado imóvel estão na sua matrícula (ou transcrição se ela ainda não tiver sido aberta).
Você sabia que existe a CNIB (central nacional de indisponibilidade de bens) e que por meio deste canal os Registros de Imóveis realizam a cada duas horas as averbações de indisponibilidade dos bens? O que isso quer dizer? Que mesmo você tendo realizado a escritura pública de compra e venda em um tabelionato e não vier registrar, este imóvel pode ser penhorado ou sofrer outra constrição (ou mesmo alienação), pois somente é dono quem registra o título! Por essa razão o mais seguro é já registrar, desde logo, o seu título (contrato ou escritura pública).
Os documentos que informam a transferência da propriedade, como as escrituras públicas, constituem somente o início da transação, não constituindo a pessoa como proprietária do imóvel, não há aqui direito real oponível a terceiros. Isto é, se o vendedor alienar o bem a outro e este registrar antes, o simples fato de você ter uma escritura não lhe outorga o direito de ficar com o bem (no Direito chamamos de direito de sequela).
A escritura apenas lhe fornece direito pessoal, enquanto que com o registro se adquire direito real sobre o bem.
A única forma de se tornar proprietário é registrando seu título, e essa segurança, que atesta que o imóvel é seu, somente é possível obter através do Registro de Imóveis.
Desde a posse da nova titular, em 12 de agosto de 2019, Mestre e Doutora em Direito Martiane Jaques La Flor (para acessar currículo clicar aqui), aprovada por concurso público de provas e títulos, o trabalho árduo e incansável da equipe do 2º Registro de Imóveis vem sendo aprimorado.
A busca é da excelência com informatização completa do acervo, redução de prazos com segurança jurídica e transparência na gestão.
A eco sustentabilidade é um dos pilares de sustentação numa gestão que preza pela responsabilidade ambiental.
A ética no desempenho da função com tratamento isonômico e de aplicação irrestrita da lei também é a característica do nosso serviço.